Você sabia?
Nos últimos anos surgiram muitas evidências científicas dos danos cerebrais causados pela perda de audição. Um número crescente de publicações vem relacionando a surdez em idosos com o aumento do risco de demência, Alzheimer, depressão e outras alterações do humor.
A perda auditiva aumenta em 40% as chances de desenvolver essas doenças.
3 principais motivos para a conexão entre perda auditiva, demência e doença de Alzheimer:
Os estudos apresentam a perda auditiva pode levar à demência e doença de Alzheimer por causar alterações cerebrais. Os três pontos descritos a seguir explicam como esse processo acontece.
- A necessidade de um grande esforço para ouvir, o tempo todo, todos os dias, cria uma tensão tão grande que é capaz de interferir no funcionamento padrão cerebral.
- Pessoas com perda auditiva não tratada têm tendência a se isolar socialmente e sentir solidão, preocupação e depressão. Esse comportamento intensifica o risco de estagnação mental.
- A combinação destes fatores contribui para o esgotamento da energia mental, roubando a energia do cérebro necessária para outras funções cruciais, como lembrar, pensar e agir. Isso pode acelerar ainda mais o cenário para demência e doença de Alzheimer.
Conte com a Medfono! Nós podemos te ajudar!!