Não é recomendado dormir com aparelho auditivo ou acessórios de aparelho auditivo porque esse dispositivo é fabricado com peças muito delicadas. Esses componentes podem sofrer desgaste durante a noite de sono por conta dos movimentos e, também do atrito com a própria cama e travesseiro, danificando o dispositivo, diminuindo a sua vida útil.
Além disso, existe a possibilidade de alguma parte do aparelho ferir o usuário, principalmente se houver constante movimentação da cabeça sobre o travesseiro. Posteriormente, isso pode afetar a capacidade de ouvir. Diante da falta de indicação em manter o aparelho durante o período noturno, visto que não será requerida a capacidade de distinguir ruídos do cotidiano, não é aconselhável o seu uso para dormir.
Em algumas exceções, quando o paciente mora sozinho e precisa ouvir os ruídos e barulhos a noite para sentir- se mais seguro ou tem zumbido que dificulta a pessoa a pegar no sono, orientamos o uso do aparelho auditivo para dormir, tomando os devidos cuidados.