11. Tenha momentos de silêncio
Por fim, possibilite aos seus ouvidos períodos de descanso. Isto é, sempre que possível, vá para um lugar silencioso. O ideal é que esses “repousos” sonoros sejam feitos de uma a duas vezes ao dia. Saiba que esses tipos de lesões ocorrem de maneira lenta, gradual e, muitas vezes, podem ser irreversíveis. Por isso, ao menor sinal de problema, procure um médico otorrinolaringologista para realizar uma avaliação da função auditiva.
Dificuldades para conversar ao telefone, aumentar o volume da TV e pedir para que as pessoas repitam o que acabaram de falar são sinais de que sua saúde auditiva está em risco. Além disso, sensação de ouvido tampado, chiado, zumbidos, apito ou dores também são sinais de estimulação excessiva.
Atualmente, existem diversos tratamentos que podem ser feitos por meio de medicamentos, procedimentos cirúrgicos ou até mesmo pelo uso de aparelhos auditivos. Todos eles, se realizados de maneira adequada, são capazes de melhorar significativamente a audição, possibilitando uma comunicação mais efetiva e, consequentemente, promovendo a qualidade de vida.